Artigo: 10 factos sobre a Caxemira
10 factos sobre a Caxemira
1. A Caxemira produzida na Mongólia, país no coração da Ásia central conhecido como "O país do eterno céu azul" é uma nação de paisagens intocadas onde habita nas estepes a raça de cabras que produzem a caxemira uma das mais macias fibras naturais.
2.Sendo a Mongólia o seu principal produtor existem mais países onde podemos encontrar as cabras da raça de Caxemira: China, Irão, Iraque, Turquia e Afeganistão.
3. É na primavera que se colhe a camada inferior do pelo das cabras de Caxemira e são cerca de 300 mil famílias de pastores nómadas que recolhem e vendem esta lã de altíssima qualidade das cabras que vivem em liberdade.
4. A Lã de Caxemira é oito vezes mais quente que a lã de ovelha e cinco vezes mais fina que o cabelo humano.
6. É naturalmente desenhada para o tempo frio. Quanto mais fria for a temperatura do ar mais o pelo cresce para proteger os animais do frio e mais fofa se torna esta matéria prima.
7. Está em moda desde o século XIX. Nos primeiros anos de 1800 foi trazida para a Europa Ocidental tornando-se um símbolo de elegância e luxo sendo apenas utilizada pelas classes sociais mais altas tornando-se uma manifestção de poder e riqueza mantendo até hoje esta posição.
8. É extremamente rara pois é um recurso finito. Há apenas uma pequena quantidade no mundo e o preço reflete isso mesmo.
9. É hipoalergénica. A maioria das fibras causa comichão ou vermelhidão nas peles mais sensíveis, a Lã de Caxemira é confortável para todos os tipos de pele e pode ser usada diretamente sobre o corpo sem qualquer desconforto.
10. Com o cuidado adequado pode durar uma vida!
texto: Filipa Achega
foto: Bolatbek Gabiden na Unsplash
Deixar comentário
Este site está protegido pela Política de privacidade da reCAPTCHA e da Google e aplicam-se os Termos de serviço das mesmas.